segunda-feira, 31 de maio de 2010

O QUE É HIPERTEXTO

O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações nos trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''. Hipertexto é o termo que remete a um texto em forma digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de bloco de texto, imagem ou sons, cujo acesso se dá através de referencias específicas denominadas hiperlinks,ou link.Isso ocorre guando o termo destacado no corpo do texto principal ícone ou imagem têm a função de interconectar os diversos conjuntos de formação,oferecendo acesso sob demandas a informações que estendem ou complementam o texto. Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.0 texto eletrônico em formato hipertextual e multimidial oferece um novo meio de leitura e de escrita, em que o usuário pode- interagir de maneira mais dinâmica com a informação; escolher entre múltiplas trajetórias e esquemas possíveis de leitura; experimentar o texto como parte de uma rede de conexões navegáveis que oferecem acesso fácil e rápido a outra informação necessária para a compreensão.hipermídia amplia os princípios da escrita eletrônica para o domínio da interação, do som e da imagem. Tudo o que se perceber visual ou audiovisual pode fazer parte da textura destes documentos digitais que, por sua flexibilidade e por seu dinamismo, farão com que seja cada vez menos nítida a distinção entre escritor e leitor.

3 comentários:

  1. hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas".Com os links e hipertextos nós podemos no planejamento prever esse dinamismo,divulgar o blog para escola,para demais professores fazerem suas abordagens pedagógicas e inserir os alunos no processo.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Arlete o hipertexto nos enriquece com tantos recursos para que possamos desenvolver com sucesso em nossa prática pedagógica .

    ResponderExcluir
  3. Olá Arlete,
    Enriquecedor seu trabalho sobre hipertexto.
    Espero que este curso aprimore muito mais seus conhecimentos.
    Aproveito para sugerir que esteja sempre incrementando seu Blog com as atividades de nosso curso: Plano da aula, relato de como ela foi e quais riquezas lhe proporcionou ...
    Sucesso!!!
    Mônica

    ResponderExcluir